segunda-feira, 12 de março de 2018

(“48 Horas!”, de Alberto Cavalcanti, GBR, 1942): “O Vilarejo e o Mundo em Guerra.”


(“48 Horas!”, de Alberto Cavalcanti, GBR, 1942): “O Vilarejo e o Mundo em Guerra.”:



Poster de 48 Horas!.



“Nesta obra-prima, de Alberto Cavalcanti, 48 horas!, que não de forma alguma um filme de propaganda antinazista, mas antes um filme irônico e nesta parábase um filme pacifista e antibelicista. A ambiência das primeiras cenas os primeiros minutos não faz pensar ao espectador em Segunda Guerra Mundial e em batalhas a serem mostradas.
 Há calma e paz quase bucólicas nesta Inglaterra, comportamento bondoso das pessoas do campo. Porém, são os tempos de Hitler e o Nazismo foraz, e, os moradores de uma pacata vila inglesa começam a matar. É uma saída para não morrerem nas mãos dos nazistas, quando estes fingem ser também ingleses e passam a dormir em suas casas, em um local quase perdido no mapa, desconhecido, para com intenção deliberada do roteiro e do cineasta em mostrar o caos da Segunda Grande Guerra que devastou e entrou em qualquer lugar do mundo, direta ou indiretamente.
Com os conflitos que surgem bélicos e ‘pequenas’ batalhas, cada inglês, cada pessoa, cada ‘aliado’, até mesmo o mais ingênuo, terá de tomar um lado: ou está com os alemães ou está com seus conterrâneos. E estar do lado ‘certo’...; significa estar pronto para lutar e para morrer. Em 48 Horas!, o que assusta não é a maldade, mas a permanência da ingenuidade do lado dos ‘heróis’?..., de toda aquela gente comum que passa a lutar, a matar, a pegar em armas para proteger sua terra.
Perigo maior, aos moradores da vila atemporal, é ter seu status de vida já estabelecido ameaçado, por uma guerra mundial e que afeta a todos, além do bem e do mal...”


Diretor Alberto Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário