quinta-feira, 15 de março de 2018

Pelo Amor e Pela Morte/Dellamorte Dellamore, direção de Michele Soavi, ITA, FRA, ALE, 1993


Pelo Amor e Pela Morte/Dellamorte Dellamore, direção de Michele Soavi, ITA, FRA, ALE, 1993:




                                                          
                                                         Michele Soavi: diretor.
                                                           


                                                       "Miscelânea de gêneros de Terror e reflexões sociais":



Por Rafael Vespasiano.


“O cinema de terror italiano, depois dos seus diversos ciclos ou subgêneros de terror/suspense: giallo, canibal, zumbi, e outros subgêneros fílmicos desta linha, havia praticamente desaparecido aparece Michele Soavi aparece com seu ‘pequeno’ filme bastante tardio mas muito pertinente, justamente seu ‘clássico’ Pelo Amor e Pela Morte, uma comédia de terror e humor irônico de zumbis, que retrata não o medo de morrer, mas principalmente o medo de viver, amar e posteriormente morrer, ou seria o inverso? Ou melhor tudo começa e recomeça ad infinitum.
Pois, estamos em meio a um caos, século XX/XXI, que é o maior o medo é o de viver plenamente em sociedade -, cada vez mais líquida e impessoal, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman -, em um mundo cada vez mais apático, sentimento que dominou os anos 90 e perdura até hoje. Daí este filme de Soavi e ir além de uma miscelânea de gêneros e subgênero de terror/suspense de violência extremas tipicamente italianos, porém adiciona elementos psicológicos de alta tensão de dualidade dinâmicas e sociológicas, inclusive, o que transforma Pelo Amor e Pela Morte, em um filme relativamente reflexivo em vários aspectos.
Soavi realizou uma fábula sobre a geração vazia ‘daqueles tempos’? engolida pela rotina e monotonia cotidianas. E a “rotina” explorada pelo roteiro é a de um coveiro e de seu assistente, onde ao tentar restabelecer a ‘ordem natural das coisas’ de um cemitério, preparam-se para matar todos “aqueles que retornam” do além... Dellamorte, o coveiro-matador está ali, cumprindo seu papel de forma automática, sem que exija muito que se pensar e pouco se lixando em obter alguma forma de mudar o status quo da situação de forma definitiva...? E existe fim...? ”  



Poster do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário