quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O ABUTRE, GAROTA EXEMPLAR E INTERESTELAR: (TRÊS FILMES ESTADUNIDENSES TÃO DÍSPARES ENTRE SI, MAS QUE SÃO OBRAS COM ASPECTOS POSITIVOS MAIS DO QUE ASPECTOS NEGATIVOS – PARTE II):

 O ABUTRE, GAROTA EXEMPLAR E INTERESTELAR:

(TRÊS FILMES ESTADUNIDENSES TÃO DÍSPARES ENTRE SI, MAS QUE SÃO OBRAS COM ASPECTOS POSITIVOS MAIS DO QUE ASPECTOS NEGATIVOS – PARTE II):

(CRÍTICAS POR RAFAEL VESPASIANO).


2.      O Abutre (EUA/DAN GILROY/2014):

                                                                 Texto dedicado à:
                                                                        Nathaly Cavalcante e,
                                                         David Frota.

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"A segunda parte da nossa análise sobre os filmes indicados ao Oscar de 2015 trata do thriller de suspense dramático, O Abutre, dirigido pelo estreante na função Dan Gilroy, mas que surpreende positivamente o mundo anestésico dos filmes típicos de Hollywood: sempre mais do mesmo. O roteiro também de Dan Gilroy surpreende também por sua ousadia, realismo e atualidade. Sua crítica ácida ao telejornalismo, sensacionalista, feito no mundo do século XXI, a violência exagerada é apenas reflexo de alguns programas televisivos que exploram a mesma como carro-chefe de suas reportagens (Brasil?). O jornalismo acadêmico!? -, é posto, pelo roteiro, em xeque e em debate. Essa a novidade do roteiro de Gilroy, indicado ao Oscar de Melhor roteiro original.

Talvez um excesso de duração do filme, que parece repetitivo, como observou o crítico David Frota, prolongando o desfecho do filme, mostre um problema na edição de O Abutre. Mas, nada que prejudique o andamento e crítica ácida do mesmo. O David Frota vai ao encontro da crítica do colunista Marcelo Janot: “É apenas um bom filme, envolvente, que trata de um tema bastante atual: a falta de ética no jornalismo sensacionalista, o vale tudo pela audiência televisiva. Levanta a bola para se discutir um assunto que já mereceu uma obra-prima como “A Montanha dos Sete Abutres”, de Billy Wilder (...)”. Janot aprofunda sua análise: “O que diferencia “O Abutre” é que o sujeito inescrupuloso que o protagoniza é um sociopata, fazendo com que o filme insira o drama realista, de denúncia social, dentro do formato típico de um thriller policial hollywoodiano. Dan Gilroy, estreando na direção aos 55 anos, consegue evitar alguns clichês, mas não escapa de alguns vícios de roteirista, sua profissão de origem. O mais grave deles é o de mastigar tudo para o espectador, o que ele faz desde a cena inicial, quando desnecessariamente deixa clara a índole violenta do personagem principal.”.

Por essa minha leitura das críticas de Frota e Janot, lembrei-me de dois filmes, o primeiro, já citado, que critica o jornalismo sensacionalista e como mero vendedor de jornais, ou quem consegue mais “furos” de reportagens ou mais audiência, estou falando do clássico, A montanha dos sete abutres, também feito nos EUA, em 1951, dirigido pelo gênio Billy Wilder e protagonizado por Kirk Douglas. Lembrou-me também o recente e bom filme argentino (mais um!), Abutres, de Pablo Trapero, lançado em 2010, protagonizado pelo astro latino-americano Ricardo Darín, que não trata do sensacionalismo jornalístico, mas das más intenções e falta de ética de certos advogados que se aproveita de acidentes de trânsito, para junto às seguradoras para as quais trabalham se aproveitarem financeiramente das vítimas de tais acidentes. Os três filmes, enfim, debatem o século XXI e sua falta de ética, solidariedade e individualismo exacerbado.

Por isso, a importância do filme estadunidense, de 2014, O Abutre, sua singularidade, novidade e originalidade. Que não mostra um jornalista acadêmico, como o de Douglas, no filme de 1951, mas de uma sinistra personagem, antissociável e sombria, personificada magistralmente por Jake Gyllenhaal, numa interpretação primorosa, que merece todos os elogios que recebeu, e, premiações e indicações recebidas em festivais, associações de críticos de cinema dos EUA, dos principais sindicatos de Hollywood, a indicação de melhor ator dramático no Globo de Ouro de 2015, mas o ator não foi indicado ao Oscar. Uma pena merecia! (não vi os filmes dos outros quatro indicados, então, é difícil comparar, mas Jake nos entrega seu melhor desempenho no cinema em toda sua carreira, o ator de 34 anos de idade, portanto muita coisa pela frente).

Rene Russo e Riz Ahmed são excelentes coadjuvantes do filme, em especial o segundo que nos mostra um frágil colega de trabalho de Jake nas ruas coletando imagens violentas para vender aos telejornais sensacionalistas, os quais têm como elo à personagem de Jake Gyllenhall, na compra das fitas com as imagens para alimentar os jornais televisivos, a figura da produtora de TV vivida pela veterana atriz Rene Russo, que nos entrega uma personagem fria, sórdida e ambiciosa. Quanto à Riz Ahmed recebeu indicação de melhor ator coadjuvante no Independent Spirit Awards 2015, o Oscar do cinema independente estadunidense. Inclusive, nesta premiação além dessa indicação o diretor Dan Gilroy foi indicado aos prêmios de melhor roteiro e melhor primeiro filme, e, Jake Gyllenhaal foi indicado como melhor ator. E, por fim, John Gilroy foi indicado também como melhor editor, por seu trabalho em O Abutre.

A partir daqui, resgato e transcrevo uma reportagem da revista CartaCapital, intitulada “Jornalismo mundo-cão é o alvo de Jake Gyllenhaal: Ao interpretar repórter policial em 'O Abutre', ator reflete sobre o papel da mídia e da informação.”. De Eduardo Graça, publicada em 17 de dezembro de 2014, modificada pela última vez em 17 de dezembro de 2014, às 19h02. Acesso: 
Último acesso: 05/02/2015, às 15h39:

O burburinho em torno de O Abutre começou em setembro, no Festival de Cinema de Toronto, no Canadá: o filme de estreia do diretor Dan Gillroy (roteirista de títulos como Gigantes de Aço e O Legado Bourne e irmão do diretor Tony Gillroy, indicado ao Oscar por Conduta de Risco), era o melhor trabalho já feito por Jake Gyllenhaal.
O ator de 34 anos, famoso pelos olhos azuis, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante em 2006 pelo sofrido Jack Twist de O Segredo de Brokeback Mountain, apaixonou-se de tal maneira pela história de Louis Bloom que decidiu produzir o thriller. O longa, que estreia este mês nos cinemas brasileiros, foi eleito um dos dez melhores filmes do ano pela centenária National Board of Review por traçar um raio-x do telejornalismo mundo-cão americano.
Gyllenhaal vive Louis Bloom, uma figura sinistra, surgida do nada, dona de uma ambição sem tamanho, nenhum pendor ético e um desconhecimento absoluto do jornalismo acadêmico. Assim, ele se torna uma estrela da mídia televisiva de Los Angeles. “O filme é sombrio. Los Angeles, onde nasci e sempre vivi, é essencialmente horizontal. A topografia local e o fato de fazer sol praticamente o tempo todo imprime em seu cenário uma perversidade singular. Aqui, você pode ver tudo o que acontece, embora muitas vezes de dentro de um carro. Só é preciso ter a coragem de abrir a janela para observar o lado selvagem da segunda maior metrópole americana”, disse o ator a CartaCapital em um hotel do SoHo, em Manhattan.
Lúcido, Gyllenhaal diz que vê O Abutre como uma oportunidade para discutir, de forma intensa e hipnotizante, um tema criminosamente deixado de lado pelas sociedades civis do mundo ocidental: a transformação da indústria da informação nos últimos anos e o fim do que ele chama de “hierarquização da notícia”: “Eu sair na rua e comprar um café na esquina não pode ter o mesmo destaque, nem sequer aparecer na mesma página de um jornal ou no mesmo segmento de um telejornal que o discurso anual do presidente dos EUA. Não pode! Quando esta distinção se dissipa, o que fica é o caos. E isso é muito perigoso”.
Gyllenhaal, que havia perdido 11 kg para viver Bloom, chega para a conversa com braços imensos, explodindo na camisa de malha, resultado do treinamento intenso na famosa academia de boxe Church, em Nova York, por conta das filmagens de Southpaw (ainda sem título em português), o novo filme de Antoine Fuqua, em que vive o boxeador Billy Hope, um campeão nos ringues cuja vida pessoal devastada por uma série de tragédias.


Enfim, um excelente filme que merece ser (re)-visto por todos, em especial pelos estudantes do jornalismo acadêmico em todo o mundo."


PREMIAÇÕES:
·         
      Associação de Críticos de Cinema Online de New York:
- Melhor diretor estreante: Dan Gilroy.

·         Associação de Críticos de Cinema de Boston:
- Melhor diretor revelação: Dan Gilroy.

·         Top 11 (onze) filmes do American Film Institute:

"O Abutre"
"Boyhood"
"Caminhos da Floresta"
"Foxcatcher"
"Homem-Pássaro"
"Invencível"
"O Jogo da Imitação"
"Interestelar"
"Selma"
"Sniper Americano"
"Whiplash"
·         Sindicato dos Editores dos EUA – 2015:
- Indicação: John Gilroy, por O Abutre.

·         Sindicato dos Produtores dos EUA – Indicados – 2015:
- filme:

O Abutre
Birdman
Boyhood
Foxcatcher
Garota Exemplar
O Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
Sniper Americano
A Teoria de Tudo
Whiplash

·         Indicados BAFTA (Oscar do cinema britânico) – 2015:

- Melhor roteiro original: Dan Gilroy;
- Melhor Ator: Jake Gyllenhaal;
- Melhor Atriz coadjuvante: Rene Russo;
- Melhor Edição: John Gilroy.

·         Indicado no Sindicato dos Roteiristas dos EUA – 2015:
- Dan Gilroy, por O Abutre. Melhor roteiro original.

·         Indicado no Sindicato dos Atores dos EUA – 2015:
-    - Jake Gyllenhaal, melhor ator principal.




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