sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

GUARDIÕES DA GALÁXIA: (O FILME-SURPRESA DO ANO DE 2014, EM TERMOS DE FILMES DE SUPER-HEROIS.):

GUARDIÕES DA GALÁXIA:

(O FILME-SURPRESA DO ANO DE 2014, EM TERMOS DE FILMES DE SUPER-HEROIS.):

(CRÍTICA POR RAFAEL VESPASIANO).


“A aposta para o blog do Kaio no cinema era: “Para fugir um pouco dos Vingadores e suas franquias paralelas, resolveram investir pesado em uma aventura dos ‘patinhos feios’ do universo das HQs. Os ‘heróis’ da vez são uma equipe de ex-condenados formada por um aspirante à Han Solo, uma assassina verde, um fortão sem camisa, um guaxinim atirador e uma árvore humanóide. Talvez a palavra ‘desajustados’ caia bem aqui. O vilão é o excêntrico Colecionador, vivido por Benicio Del Toro. Apostando no humor do elenco principal e em efeitos digitais de última geração, a ideia é iniciar uma nova franquia com os patrulheiros que tentam impedir crises galácticas antes que elas aconteçam - e, futuramente, ligá-los aos vingadores. E aí, será que o público aprova?!?”. Gostou.

Pois, considero o melhor filme da Marvel em 2014, sucesso de público e de crítica, uma surpresa mais que agradável. Ação mais humor de ótima qualidade. Concorre a dois Oscars técnicos em 2015, melhor maquiagem e penteado, difícil de ganhar, mesmo eu não tendo assistido a Foxcatcher, mas assisti ao filme de Wes Anderson, O Grande Hotel Budapeste, que nesse aspecto técnico é muito superior conceitualmente. Quanto ao de melhores efeitos visuais corre muito por fora contra o impecável Interestelar. Além de ter outros indicados também da Marvel Studios: X-Men: Dias de um futuro esquecido e Capitão América 2 - O Soldado Invernal, mas que são inferiores nesse quesito técnico e, por fim o outro indicado é Planeta dos Macacos: O Confronto, que não vi.

 Bradley Cooper concorre ao seu terceiro Oscar de atuação seguido por Sniper americano, de Clint Eastwood, que estreia hoje no Brasil, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015. Mas, já adianto, mesmo sem ver sua atuação em Sniper Americano: se fosse para ser indicado tinha que ser indicado pelo Rocky do filme da Marvel Studios. Até para o quinto candidato de 2015 fosse mais justo ainda o Jake Gyllenhall, de O Abutre, o grande injustiçado, pelo que vi até agora do ano. E sairia o Steve Carell por Foxcatcher - Uma História Que Chocou o Mundo, mesmo não tendo visto o filme, mas Carell nunca me convenceu. Tomara que quando eu veja estes filmes que citei que não vi, eu venha aqui no blog e reconheça o meu erro e confirme ou discorde dos resultados do Oscar 2015, sendo que sua cerimônia se realizará no próximo domingo. Como não vi muitos filmes do Oscar desse ano, ficarão suas críticas para depois do Oscar, que os verei com calma e, aí, pelo menos poderei falar em concordâncias ou discordâncias de vencedores, pois de justiça e injustiça, não acredito muito nesse tipo de premiação, pois aqui o marketing e o dinheiro valem mais.

A Trilha sonora também é algo de se notar. E vale ressaltar desde que a Marvel começou a fazer filmes para o cinema de seu universo dos quadrinhos, Guardiões da Galáxia é para mim o seu melhor trabalho em todos os tempos.

A proposta de Guardiões da Galáxia, em termos de sinopse, é a ligação entre a Terra e o espaço que acontece com a personagem Peter Quill (interpretada por Chris Pratt), que, ainda quando criança é abduzida para o espaço após a morte da mãe. Já crescido, Peter torna-se um caçador de recompensas e está atrás de um artefato valiosíssimo. Contudo, ele não é o único, o líder kree Ronan (Lee Pace), está no encalço do objeto para entregá-lo a Thanos (Josh Brolin). Thanos manda sua filha Gamora (Zoe Saldana) atrás do rapaz, pelo qual também está sendo oferecida uma quantia considerável pela captura. É atrás desse dinheiro que o guaxinim Rocket e seu inseparável companheiro vegetal Groot (vozes de Bradley Cooper e Vin Diesel, respectivamente) entram na história. Após uma enorme confusão galáctica, todos vão parar na prisão e lá conhecem Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Os cinco começam, aos atropelos, mas acertando sem querer, a formar um grupo para descobrir que mistério cerca o tal objeto de valor.

Guardiões da Galáxia ainda traz em seu elenco nomes de peso como Glenn Close, Djimon Hounson, Benício Del Toro e John C. Reilly em pequenas, mas notáveis aparições. Guardiões da Galáxia é o último filme do estúdio antes da conclusão da chamada “Fase 2” da Marvel nos cinemas, que se encerra neste ano de 2015 com a estreia de Os Vingadores: A Era de Ultron. Um filme de entretenimento e de qualidade que traz novos personagens para o imaginário do espectador. O filme foi tão bem aceito que já tem continuação prevista para estrear em 2017.

Segundo o crítico Chico Fireman, do blog “filmes do chico”: http://filmesdochico.uol.com.br/, link: http://filmesdochico.uol.com.br/guardioes-da-galaxia/ . Último acesso: 20 de fevereiro de 2015, às 9h21. O resenhista escreve: “A surpresa de toda a crítica tem sido em como Guardiões da Galáxia funciona exemplarmente nas telas, misturando ação e humor numa dosagem certa, e ainda servindo de ponte para a próxima aventura da editora/estúdio, mas o improvável longa dirigido por James Gunn, um cineasta surgido nos porões do cinema trash, é mais do que um produto eficiente, é um dos melhores filmes adaptados dos quadrinhos da Marvel. Um dos principais motivos para isto é justamente o que provavelmente deixará este longa fora das listas de melhores filmes baseados em quadrinhos nos próximos anos: a invisibilidade de seus personagens. Com protagonistas praticamente desconhecidos, com um grupo sem tradição, Gunn foi capaz de fazer um trabalho despretensioso, em que pode tomar liberdades sem se preocupar com fãs xiitas ou grandes obrigações mercadológicas.”



PREMIAÇÕES: ANEXO:

·         SINDICATO DOS ROTEIRISTAS DOS EUA – 2015 – INDICADOS:

Entre os adaptados, a surpresa foi "Guardiões da Galáxia" entrou na lista, derrubando "Vício Inerente", "Invencível" e "Para Sempre Alice".

-  ADAPTED SCREENPLAY:

American Sniper, (Sniper Americano): Written by Jason Hall; Based on the book by Chris Kyle with Scott McEwen and Jim DeFelice; Warner Bros;
Gone Girl, (Garota Exemplar): Screenplay by Gillian Flynn; Based on her novel; 20th Century Fox;
Guardians of the Galaxy, (Guardiões da Galáxia): Written by James Gunn and Nicole Perlman; Based on the Marvel comic by Dan Abnett and Andy Lanning; Walt Disney Studios Motion Pictures;
The Imitation Game, (O Jogo da Imitação): Written by Graham Moore; Based on the book Alan Turing: The Enigma by Andrew Hodges; The Weinstein Company;
Wild, (Livre): Screenplay by Nick Hornby; Based on the book by Cheryl Strayed; Fox Searchlight.



·         INDICADOS – BAFTA – 2015:


-          MAKE UP & HAIR (MAQUIAGEM E PENTEADO):

THE GRAND BUDAPEST HOTEL, Frances Hannon (O GRANDE HOTEL BUDAPESTE);
GUARDIANS OF THE GALAXY, Elizabeth Yianni-Georgiou, David White (GUARDIÕES DA GALÁXIA);
INTO THE WOODS, Peter Swords King, J. Roy Helland (CAMINHOS PARA A FLORESTA);
MR. TURNER, Christine Blundell, Lesa Warrener (IDEM.);
THE THEORY OF EVERYTHING, Jan Sewell (A TEORIA DE TUDO).


-          SPECIAL VISUAL EFFECTS (EFEITOS VISUAIS):

DAWN OF THE PLANET OF THE APES, Joe Letteri, Dan Lemmon, Erik Winquist, Daniel Barrett (PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO);
GUARDIANS OF THE GALAXY, Stephane Ceretti, Paul Corbould, Jonathan Fawkner, Nicolas Aithadi (GUARDIÕES DA GALÁXIA);
THE HOBBIT: THE BATTLE OF THE FIVE ARMIES, Joe Letteri, Eric Saindon, David Clayton, R. Christopher White (O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS);
INTERSTELLAR, Paul Franklin, Scott Fisher, Andrew Lockley (INTERESTELAR);
X-MEN: DAYS OF FUTURE PAST, Richard Stammers, Anders Langlands, Tim Crosbie, Cameron Waldbauer (X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO).



·         INDICADOS – CRITICS CHOICE MOVIE AWARDS – 2015:

-          Best Hair & Makeup (MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO):

"Foxcatcher"
"Guardians of the Galaxy" (VENCEDOR) (ALÉM DO PRÊMIO DE MELHOR FILME DE AÇÃO);
"The Hobbit: The Battle of the Five Armies"
"Into the Woods"
"Maleficent" (MALÉVOLA);


-          Best Visual Effects (MELHORES EFEITOS VISUAIS):

"Dawn of the Planet of the Apes"
"Edge of Tomorrow"
"Guardians of the Galaxy"
"The Hobbit: The Battle of the Five Armies"
"Interstellar"


·         INDICADOS – OSCAR – 2015:

- Melhor maquiagem e penteado:
Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo;
O Grande Hotel Budapeste;
Guardiões da Galáxia.

- Melhores efeitos visuais:

Capitão América 2 - O Soldado Invernal;
Planeta dos Macacos: O Confronto;
Guardiões da Galáxia;
Interestelar;
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido;

·         INDICADOS – SINDICATO DOS DIRETORES DE ARTE DOS EUA – 2015:

-          Fantasy Film:

"Captain America: The Winter Soldier" (Peter Wenham);
"Dawn of the Planet of the Apes" (James Chinlund);
"Guardians of the Galaxy" (Charles Wood);
"Interstellar" (Nathan Crowley);
"Into the Woods" (Dennis Gassner).

·         INDICADOS – SINDICATO DOS EDITORES DOS EUA – 2015:

-          BEST EDITED FEATURE FILM (COMEDY OR MUSICAL):
Birdman:
Douglas Crise & Stephen Mirrione, ACE;

Guardians of the Galaxy:
Fred Raskin, Hughes Winborne, ACE & Craig Wood, ACE;

Into the Woods:
Wyatt Smith;

Inherent Vice (VÍCIO INERENTE):
Leslie Jones, ACE;

Grand Budapest Hotel:
Barney Pilling.


·         INDICADOS – SINDICATO DOS FIGURINISTAS DOS EUA – 2015:

- Excellence in Fantasy Film:

"Guardians of the Galaxy" (Alexandra Byrne);

"The Hobbit: The Battle of the Five Armies" (Bob Buck, Lesley Burkes-Harding, Ann Maskrey);

"The Hunger Games: Mockingjay - Part 1" (Kurt and Bart), (JOGOS VORAZES: EM CHAMAS – PARTE 1);

"Into the Woods" (Colleen Atwood);

"Maleficent" (Anna B. Sheppard, Jane Clive).

·         INDICADOS – SINDICATO DOS MAQUIADORES E PENTEADORES DOS EUA – 2015:

-          Best Contemporary Makeup:
"Captain America: The Winter Soldier"
Make-Up Artists: Allan Apone, Nicole Sortillon and Lisa Rocco (Petition)
"Gone Girl"
Make-Up Artists: Kate Biscoe and Gigi Williams
"Guardians of the Galaxy"
Make-Up Artist: Elizabeth Yianni-Georgiou
"Interstellar"
Make-Up Artists: Luisa Abel and Jay Wejebe
"Nightcrawler"  (O ABUTRE)
Make-Up Artists: Donald Mowat and Malanie Romero


-          Best Special Effects Makeup:
"Foxcatcher"
Make-Up Artists: Bill Corso and Dennis Liddiard
"Guardians of the Galaxy"
Make-Up Artist: David White
"Into the Woods" (Meryl Streep Witch Prosthetics)
Make-Up Artists: J. Roy Helland (Personal) and Matthew Smith (Prosthetics)
"Maleficent"
Make-Up Artists: Rick Baker, Toni G. and Arjen Tuiten (Petition)
"The Hobbit: The Battle of the Five Armies"
Make-Up Artist: Gino Acevedos

-          Best Contemporary Hairstyling:
"Birdman"
Hair Stylists: Jerry Popolis and Kat Drazen
"Guardians of the Galaxy"
Hair Stylist: Elizabeth Yianni-Georgiou
"Interstellar"
Hair Stylists: Patricia Dehaney and Jose L. Zamora
"St. Vincent"
Hair Stylist: Suzy Mazzarese-Allison
"Winter's Tale"

Hair Stylists: Alan D'Angerio and Jasen Sica

Nenhum comentário:

Postar um comentário