terça-feira, 5 de abril de 2016

(O BRASIL NÃO É LONGE DAQUI: O NARRADOR; A VIAGEM”, DE FLORA SÜSSEKIND): (“DO NARRADOR-VIAJANTE E CRONISTA DOS COSTUMES E DA NATUREZA PITORESCA AO NARRADOR-VIAJANTE AUTO-REFLEXIVO, UM NARRADOR QUE VIAJA EM SI MESMO”)

(O BRASIL NÃO É LONGE DAQUI: O NARRADOR; A VIAGEM”, DE FLORA SÜSSEKIND)

(“DO NARRADOR-VIAJANTE E CRONISTA DOS COSTUMES E DA NATUREZA PITORESCA AO NARRADOR-VIAJANTE AUTO-REFLEXIVO, UM NARRADOR QUE VIAJA EM SI MESMO”):

(RESENHA POR RAFAEL VESPASIANO)





“A autora Süssekind enforca três momentos da prosa de ficção do século XIX da Literatura Brasileira. Começando, nos anos 1830-40, que é marcada por uma prosa romântica, caracterizada, no início, por um narrador viajante, mais objetivo e descritivo, do que subjetivo e psicológico, retrata a paisagem, o pitoresco e a cor local do brasil. Desenvolvendo um processo identitário da nação brasileira. Mas, há um estranhamento que este narrador viajante sente, seja de autor brasileiro, seja de autor estrangeiro, pois ao mesmo tempo que a natureza brasileira é bela, o brasil-social não é tão belo assim, pois o brasil idealizado e descrito não condiz com o do cotidiano: escravos. Miséria, pobreza, fome, além do alto índice de analfabetismo, por exemplo.

O título O brasil não é longe daqui é proposto pela crítica literária Flora Süssekind, já que apesar de descrever um Brasil, que pelas suas belezas naturais é belo, entretanto também convive com muitos males sociais; então, o pitoresco e a cor local das paisagens naturais fazem parecer que o Brasil é longe, contudo, se relativizam, pois tais belezas estão “distantes” do país, que se revela e está bem à vista de todos e, não é tão belo assim, porém, miserável e escravocrata, por exemplo. Visto que, as belezas são campesinas, interioranas e/ou distantes das grandes cidades, ou seja, não são visíveis no cotidiano, mas nas viagens, nos passeios (daí narrador-viajante). Este é o Brasil que é longe... Mas, o Brasil que não é longe daqui, ou seja, o urbano, citadino não é marcado só por belezas naturais, de cor local e pitoresca, porém de males sociais, este é o país do dia-a-dia.

Desta forma, neste primeiro momento, nas décadas de 30-40 tem-se um narrador-viajante que tem dois momentos, o primeiro que descreve e ressalta a cor local e o pitoresco do país, de maneira idealizada e intemporal e, um outro tipo de narrador-viajante, num segundo momento (embora, simultâneos), descritivista, naturalista e com aspectos científicos, que remetem aos relatos de viagem dos escritores e pintores estrangeiros, e, que remetem aos relatos e tratados de viagens e historiografias, das manifestações coloniais da literatura brasileira, a literatura informativa e a historiografia barroca, feita por brasileiros ou autores estrangeiros, em sua maioria portugueses.

Percebe-se, porém que os dois narradores-viajantes não são auto-reflexivos, não descrevem, nem narram os males sociais -, com algumas exceções (e, quando ocorre, são os próprios estrangeiros que relatam nos seus diários de viagens pelo Brasil, demonstrando desapontamento ou estranhamento ao comparar: belezas naturais e miséria social) -, os narradores-viajantes brasileiros, em sua grande maioria, idealiza de maneira imaginosa as belezas naturais, e, não mostram as doenças sociais, com o intuito de formar uma nação brasileira, recentemente tornada independente (1822), bela aos olhos de todos.

Detalhe para o fato de os narradores-viajantes estrangeiros em seus relatos de viagem, pranchetas, pinturas, de fato viajarem pelo Brasil, enquanto os autores nacionais pouco viajavam, descreviam pelo que liam ou ouviam dos próprios relatos de viagens dos estrangeiros. Basta lembrar a polêmica José de Alencar e Gonçalves de Magalhães e a polêmica posterior, protagonizada de novo por Alencar, só que agora o seu oponente era Franklin Távora.

O segundo momento da prosa brasileira do século XIX, ainda romântica, se deu nas décadas de 1850-60, com um narrador de costumes, caracterizando o romance de costumes, assemelhando-se a um cronista, aqui é deixado de lado os relatos históricos, regionais, pitorescos e de cor local, para um narrar dos costumes urbanos e citadinos, em detrimento do interior do país.

O terceiro momento já é trabalhado pela autora dentro do realismo artístico de Machado de Assis, nas décadas de 1880-90, com um narrador auto-reflexivo, digressões psicológicas, e com o a corrosão do tempo cronológico, pois, o que passa a valer mais é o fluxo de consciência ou o tempo psicológico da personagem e/ou do narrador-personagem. 
 

Esta obra teórica é uma boa leitura para entender, o início da prosa de ficção brasileira; o Romantismo Brasileiro, em termos de narrador na prosa, e, a obra machadiana, que é o início da modernização da Literatura Brasileira, que iria desaguar no modernismo do século XX, nas décadas de 1920-30.”

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