quarta-feira, 30 de março de 2016

(“COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO”, JEAN NEGULESCO, 1953, EUA): (“TRÊS LOIRAS CAÇA-DOTES”)

(“COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO”, JEAN NEGULESCO, 1953, EUA):

(“TRÊS LOIRAS CAÇA-DOTES”):

(CRÍTICA POR RAFAEL VESPASIANO)





“Aproveitando a última enquete do grupo do Facebook, Clássicos do Cinema, proposta pelo eclético Thomaz Antônio F. Dantas, sobre os cinco melhores filmes escapistas, dos dez propostos pelo nosso amigo, dois eleitos foram dirigidos por Jean Negulesco, um deles é “Como agarrar um milionário”, de 1953. Uma comédia amalucada, sensual, escapista, mas com um bom roteiro. O material original são duas comédias da Broadway, que foram reescritas com habilidade por Nunnally Johnson.

O filme é mais uma proposta rotineira e rentável para explorar a química de um elenco feminino belo e sensual, como funcionou a dupla Marilyn Monroe e Jane Russell, em “Os homens preferem as loiras”, de Howard Hawks.



 “Como agarrar um milionário” reúne três loiras, a grande atriz Lauren Bacall de personagens fatais em films noir, mas com excelente versatilidade para fazer personagens leves em comédias românticas e escapistas. Betty Grable é uma versátil atriz-dançarina-cantora, estrelou diversos musicais, co-estrelou filmes com Carmen Miranda, e, lógico as comédias escapistas. Estas duas atrizes juntam-se a Monroe, uma loira sensual, mas com olhar inocente.


As três personagens são caçadoras de dotes, alugando um apartamento, para atrair os ricaços. Negulesco utiliza bem o Cinemascope, objetivo principal da Fox, no filme em tela, inclusive, o prólogo, com uma abertura musical, com orquestra enorme regida por Thomas Newman, ressalta bem aquele recurso, balizando a orquestra no vai-e-vem da câmera. O cinemascope é um recurso que aumentava a tela dos cinemas ainda mais (resolução), para voltar a atrair o público para o cinema, já que aquele estava sendo seduzido pela TV, mas, esta, ainda em preto-e-branco e com tela reduzida. Negulesco demonstra domínio da técnica e foi um dos grandes cineastas de Hollywood da Era de Ouro.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário