(“COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO”, JEAN
NEGULESCO, 1953, EUA):
(“TRÊS LOIRAS CAÇA-DOTES”):
(CRÍTICA POR RAFAEL VESPASIANO)
“Aproveitando
a última enquete do grupo do Facebook, Clássicos do Cinema, proposta pelo
eclético Thomaz Antônio F. Dantas, sobre os cinco melhores filmes escapistas,
dos dez propostos pelo nosso amigo, dois eleitos foram dirigidos por Jean
Negulesco, um deles é “Como agarrar um milionário”, de 1953. Uma comédia
amalucada, sensual, escapista, mas com um bom roteiro. O material original são
duas comédias da Broadway, que foram reescritas com habilidade por Nunnally
Johnson.
O
filme é mais uma proposta rotineira e rentável para explorar a química de um
elenco feminino belo e sensual, como funcionou a dupla Marilyn Monroe e Jane
Russell, em “Os homens preferem as loiras”, de Howard Hawks.
“Como agarrar um milionário” reúne três
loiras, a grande atriz Lauren Bacall de personagens fatais em films noir, mas
com excelente versatilidade para fazer personagens leves em comédias românticas
e escapistas. Betty Grable é uma versátil atriz-dançarina-cantora, estrelou
diversos musicais, co-estrelou filmes com Carmen Miranda, e, lógico as comédias
escapistas. Estas duas atrizes juntam-se a Monroe, uma loira sensual, mas com
olhar inocente.
As
três personagens são caçadoras de dotes, alugando um apartamento, para atrair
os ricaços. Negulesco utiliza bem o Cinemascope, objetivo principal da Fox, no
filme em tela, inclusive, o prólogo, com uma abertura musical, com orquestra
enorme regida por Thomas Newman, ressalta bem aquele recurso, balizando a
orquestra no vai-e-vem da câmera. O cinemascope é um recurso que aumentava a
tela dos cinemas ainda mais (resolução), para voltar a atrair o público para o
cinema, já que aquele estava sendo seduzido pela TV, mas, esta, ainda em
preto-e-branco e com tela reduzida. Negulesco demonstra domínio da técnica e
foi um dos grandes cineastas de Hollywood da Era de Ouro.”
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