(“OS
MONSTROS”, DINO RISI, 1963, ITA/FRA):
(“FILMES
DE EPISÓDIOS, DE UM CINEASTA OU COLETIVOS, COM A PARTICIPAÇÃO DE DINO RISI:
FEBRE NOS ANOS 1960/1970 NA ITÁLIA”):
(CRÍTICA
POR RAFAEL VESPASIANO):
“Os Monstros, filme de 1963, reúne 20
episódios, todos dirigidos por Dino Risi, uma façanha, pois o filme é
extremamente regular, engraçado e atual para os anos 1960 na Itália, em
especial.
No
século XX, nas cinematografias europeias, em especial, na francesa e na
italiana, ou em separado, ou juntas, por meio de diretores das duas
nacionalidades, nos 1960/1970, foi muito comum os filmes em episódios e
coletivos. No caso d´Os monstros, filme
de episódios (vinte ao todo), mesmo diretor, Risi, e produção ítalo-francesa.
Nos
episódios, todos muito bons Ugo Tognazzi e Vittorio Gassman dividem os
episódios ou juntos, ou intercalando-se, num nível de atuação tragicômica
ímpares, coadjuvando-se exemplarmente, quando não protagonizando de maneira
exemplar. Dois espetaculares atores do cinema em todos os tempos, que trabalharam
juntos ou não em outros filmes de Dino Risi, ou de outros diretores italianos
ou de outras nacionalidades, sempre com ótimas atuações e em filmes importantes
para o cinema mundial.
N´Os Monstros, o cineasta Risi mantém a
tragicomédia em um nível primoroso e consegue a regularidade técnica e de
qualidade, em termos de roteiro, inclusive, auxiliado por Ettore Scola, outro
grande diretor do cinema. Em alguns segmentos é visível o ‘dedo’ de Scola de
maneira muito evidente.
Os
segmentos são por atores/personagens/títulos dos episódios (em negrito os
melhores, de maior destaque):
Ugo
Tognazzi:
The
Father (segment "L'Educazione
sentimentale") / Policeman (segment "Il Mostro") / Stefano (segment "Come un
Padre") / Battacchi (segment "Il
povero Soldato") / L'Onorevole (segment "La Giornata dell'Onorevole") / Latin Lover (segment "Latin Lovers-Amanti latini")
/ Pilade Fioravanti (segment "Testimone
volontario") / The Traffic Warden (segment "L'Agguato") /
The Car Owner (segment "Vernissage") / The Man at Cinema (segment
"Scenda l'Oblio") / The Husband (segment "L'Oppio dei Popoli") / Guarnacci (segment "La nobile Arte");
Vittorio
Gassman:
The
Actor (segment "La
Raccomandazione") / Policeman (segment "Il Mostro") / Favilla (segment "Presa dalla
Vita") / The Director (segment "Presa dalla Vita") / Nicola
(segment "Che Vitaccia!") / Latin Lover (segment "Latin Lovers-Amanti latini") / Avvocato D'Amore (segment
"Testimone volontario") /
Richetto (segment "I due Orfanelli") / Roberto
(segment "Il Sacrificato") / Elisa
(segment "La Musa") / The Road Hog (segment "La Strada è di
Tutti") / The Friar (segment "Il Testamento di Francesco") /
Artemio Altidori (segment "La
nobile Arte").
Quanto
aos filmes de episódios europeus existiram de todos os tipos, prevalecendo os
de comédia ou tragicomédia.
Dino
Risi foi um dos introdutores deste tipo de filmes segmentados, com “I Mostri”
(OS MONSTROS), com argumento de Agenore Incrocci, Ruggero Maccari, Elio Petri,
Dino Risi, Furio Scarpelli e Ettore Scola. O filme conheceu um tremendo sucesso
de público e de crítica e justificou consequências diretas, como “I Nuovi Mostri”, “Os novos monstros”, em
1978, e uma série de outras, das mais diversas procedências e origens e
formatos.
Há,
sobretudo, retratos de uma sociedade italiana (mas não apenas ela!), que
restituem um panorama (parcial e grotesca, trata-se de “Os Monstros”...!), de
algumas das taras da sociedade italiana do “milagre econômico” dos anos 1950 e 1960,
do século XX, porém que se mantém, até hoje, 2016-2017. E reproduz para o mal
dos nossos dias nos anos seguintes, até os dias atuais.”.
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