quinta-feira, 8 de março de 2018

A Mansão do Inferno (Dario Argento) (Itália, 1980): (Segundo e delirante capítulo da Trilogia das Mães)


A Mansão do Inferno (Dario Argento) (Itália, 1980): (Segundo e delirante capítulo da Trilogia das Mães):

poster de A mansão do Inferno


(Por Rafael Vespasiano).


“Em Mansão do Inferno, o diretor e roteirista Dario Argento, um cineasta que é um gênio do horror italiano e do gore, manipula excepcionalmente os elementos mais básicos do cinema daqueles subgêneros fílmicos: as cores, a trilha sonora, os cenários, etc. O visual neobarroco não é a toa, as cores berrantes e a trilha sonora opressiva fazem o protagonista (e o espectador) transitarem em uma espécie de devaneio e labiríntico surrealista e expressionista dentro da mansão do título do filme, onde pouco importa a verossimilhança ou a credibilidade das decisões tomadas pelas personagens, pois talvez, tudo seja um sonho e/ou pesadelo; realidade e/ou delírio.
No roteiro, a escritora Rose mora num antigo conjunto de apartamentos em Nova York. Estranhos acontecimentos começam a perturbá-la depois que adentra a leitura de um enigmático livro escrito por um arquiteto de nome Varelli.
No livro, o autor afirma ter construído as residências de três terríveis bruxas. Coincidências levam Rose a desconfiar que um destes refúgios seja o edifício -, (a mansão do título do filme em Português no Brasil) -, onde vive -, neste recinto ‘infernal’ se esconderia a ‘Mãe das Trevas’.
Apavorada, Rose relata ao irmão em Roma, que viaja até a América para ajudá-la. Argento assim como em Suspiria, evita o aprofundamento da trama, cedendo espaço para a violência estilizada, os delírios visuais e sonoros e, portanto, a ambiência surreal, sugerindo mais do que fechando questões do que ocorre naquela mansão... E este visual/som rebuscados e excessivos não têm objetivo puramente estético. Esta ambiência é criada para efeitos de criação maligna e infernal sugeridas no enredo e no filme como um todo, que remete ao grande poder e a provável idade das bruxas.
Mansão do Inferno é o segundo capítulo da ‘Trilogia das Mães’, iniciada em 1977, com Suspiria e finalizada em 2007, com Mother of Tears. ”


O diretor Argento, Dario. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário