Pelo
Amor e Pela Morte/Dellamorte
Dellamore, direção de Michele Soavi, ITA, FRA, ALE, 1993:
“O
cinema de terror italiano, depois dos seus diversos ciclos ou subgêneros de
terror/suspense: giallo, canibal, zumbi,
e outros subgêneros fílmicos desta linha, havia praticamente desaparecido aparece
Michele Soavi aparece com seu ‘pequeno’ filme bastante tardio mas muito pertinente,
justamente seu ‘clássico’ Pelo Amor e
Pela Morte, uma comédia de terror e humor irônico de zumbis, que retrata
não o medo de morrer, mas principalmente o medo de viver, amar e posteriormente
morrer, ou seria o inverso? Ou melhor tudo começa e recomeça ad infinitum.
Pois,
estamos em meio a um caos, século XX/XXI, que é o maior o medo é o de viver
plenamente em sociedade -, cada vez mais líquida e impessoal, segundo o
sociólogo polonês Zygmunt Bauman -, em um mundo cada vez mais apático,
sentimento que dominou os anos 90 e perdura até hoje. Daí este filme de Soavi e
ir além de uma miscelânea de gêneros e subgênero de terror/suspense de
violência extremas tipicamente italianos, porém adiciona elementos psicológicos
de alta tensão de dualidade dinâmicas e sociológicas, inclusive, o que transforma
Pelo Amor e Pela Morte, em um filme relativamente reflexivo em vários aspectos.
Soavi
realizou uma fábula sobre a geração vazia ‘daqueles tempos’? engolida pela
rotina e monotonia cotidianas. E a “rotina” explorada pelo roteiro é a de um
coveiro e de seu assistente, onde ao tentar restabelecer a ‘ordem natural das
coisas’ de um cemitério, preparam-se para matar todos “aqueles que retornam” do
além... Dellamorte, o coveiro-matador está ali, cumprindo seu papel de forma
automática, sem que exija muito que se pensar e pouco se lixando em obter
alguma forma de mudar o status quo da
situação de forma definitiva...? E existe fim...? ”
Poster do filme.
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