sexta-feira, 12 de junho de 2015

"A LANÇA ENSANGUENTADA" (TOMU UCHIDA/JAPÃO/1955): (“UMA MISCELÂNEA DE SUBGÊNEROS: FILME DE SAMURAIS, COMÉDIA E ROAD-MOVIE”)

A LANÇA ENSANGUENTADA (TOMU UCHIDA/JAPÃO/1955):


(“UMA MISCELÂNEA DE SUBGÊNEROS: FILME DE SAMURAIS, COMÉDIA E ROAD-MOVIE”):


(CRÍTICA POR RAFAEL VESPASIANO).






“Neste clássico chambara dirigido por Tomu Uchida tem-se um belíssimo exemplar de filme de samurais, que foge do lugar-comum, pois, primeiro, não mostra muitas batalhas e duelos e, segundo, inova o gênero chambara a misturar outros subgêneros cinematográficos, como comédia e road-movie. No caso do enredo, um samurai jovem e que gosta de beber, tornando-se um verdadeiro beberrão, desloca-se com seus dois vassalos por um caminho rumo à cidade de Edo (Tóquio, hoje), nessa travessia uma série de figuras e situações aparecem e ocorrem, são personagens de todos os tipos que geram vários acontecimentos inusitados (melodramáticos). Uchida realiza em 55 uma segunda versão desse título, a primeira é de 1927.

Uchida é um dos grandes cineastas nipônicos, contudo, pouco conhecido no Ocidente, mas uma das suas mais relevantes características é a versatilidade. Por isso mesmo, em “A lança ensanguentada”, mistura vários gêneros fílmicos, comédia e road-movie, são os mais evidentes, porém, sempre em consonância com as tradições culturais do Japão e o contexto da época.

Na trama, tem-se uma personagem importante que é o Lanceiro, figura dos clãs de samurais muito importante para as batalhas que se travam, porém, os lanceiros não tinham o mesmo status social que os espadachins, de qualquer forma os lanceiros eram fieis aos seus suseranos, dentro clã de samurais a que pertencia. O que diferencia também essa película das demais obras chambaras da época, é que o samurai trata de igual para igual o seu Lanceiro, já que os outros samurais achavam vergonhoso esse tipo de situação, eles faziam questão de ressaltar sua distinção hierárquica e superior no estrato social do Japão feudal.

Mas, no caso, do Samurai e do Lanceiro, de A lança ensanguentada, a fidelidade deste não se deve ao status hierárquico, mas por um laço mais forte (e humano): a amizade. Este tipo de relação humana, social e de valor moral é salientada pelo diretor Uchida como uma forma de valorizar tão bela relação interpessoal, mais um filme que mostra toda a sabedoria oriental. Grande filme!”

 LINK DE REFERÊNCIA PARA ESTA APRECIAÇÃO:


POR – GABRIEL VINCE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário