A
MORTE NUM BEIJO (ROBERT ALDRICH/EUA/1955)
(“UM
EXEMPLAR CLÁSSICO E SEMINAL DO CINEMA NOIR”):
(CRÍTICA POR RAFAEL VESPASIANO)
“Robert
Aldrich realiza um film noir exemplar e angustiante. Diretor de outros filmes seminais,
como “O que terá acontecido à Baby Jane?”, e, o provocador “Os doze condenados”.
Em A morte num beijo, o cineasta realiza uma obra seminal dentro do gênero “noir”
e vai além, pois à época da realização da película, o mundo vivia o auge da
Guerra Fria entre EUA e URSS, e o filme se alimenta deste medo angustiante e
pavor de a qualquer momento estourar a Terceira Guerra Mundial, a Guerra
Nuclear, e o final da trama mostra isso muito bem.
As
sombras proporcionadas por uma fotografia e ambiência apavorante e angustiante
fazem as personagens se moverem e agirem de maneira sombria, desesperada e rumo
a um destino trágico, como faria supor se estourasse a Terceira Grande Guerra.
O filme parte do microcosmos de uma investigação policial particular a um
macrocosmo de Guerra Mundial e atômica.
Na
trama, uma mulher (femme fatale, típica dos filmes noir) aparece fugido de uma
misteriosa perseguição envolvendo um crime. Esta personagem morre e o detetive
Mike que a encontrara desesperada na fuga, resolve investigar as causas daquela
morte e do passado da mulher assassinada.
A
fotografia é maravilhosa, sombria, pessimista, fatal e até com referências à
fotografia expressionista do início do século XX, ressaltando o ambiente tenso
e sombrio do filme e, a trilha sonora é angustiante, realmente, reforçando o
caráter de filme noir da película de Aldrich, sua tensão é fatalista, cruel e
mórbida.
O cinema noir de origem francesa foi importado
pelos estadunidenses, pois estes viviam um período de desilusão pós-Primeira
Guerra Mundial e Grande Depressão (queda da bolsa de valores de 1929/1930).
Além da corrupção e as consequências e frustrações dos conflitos bélicos da Primeira
Grande Guerra; tudo isso favoreceu o film noir se estabelecer como um gênero
fílmico nos EUA, apesar de importado, mas que se naturalizou bem nas condições
socioeconômicas e psicológicas da sociedade estadunidense. Enfim, uma sociedade
marcada pelo incerto presente e futuro. E A morte num beijo reflete tudo isso e
a geopolítica global da época.”
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