quarta-feira, 14 de setembro de 2016

(““TEMPESTADES D´ALMA”, FRANK BORZAGE, 1940”): (“A MUDANÇA RADICAL NAS RELAÇÕES FAMILIARES E SOCIAIS E NA HUMANIDADE: UMA TEMPESTADE TREVOSA PARA O MUNDO”)

(““TEMPESTADES D´ALMA”, FRANK BORZAGE, 1940”):

(“A MUDANÇA RADICAL NAS RELAÇÕES FAMILIARES E SOCIAIS E NA HUMANIDADE: UMA TEMPESTADE TREVOSA PARA O MUNDO”):

(CRÍTICA POR RAFAEL VESPASIANO):




“Tempestades D´Alma” (“The mortal storm”, Frank Borzage, EUA, 1940): conta a história da família Roth, que vive no interior da Alemanha. O pai, professor Roth é um acadêmico renomado. Podemos notar isso na cena em que ele é homenageado por seus alunos, logo no início do filme, numa belíssima cena, em ocasião de seu aniversário. Professor Roth, e sua esposa têm dois filhos: Rudi e Freya; Otto e Erich são filhos do primeiro casamento da Sra.Roth, vivem com a família também. Está tudo tranquilo na vida familiar, até a empregada da família interromper o jantar para anunciar que Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha. A partir daí a vida da família muda radicalmente e para um caos tempestuoso, da mesma maneira que mudou a História da Humanidade a partir daquela nomeação de Adolf Hitler para chanceler.
O filme vai mostrando aos poucos, num tom crescendo de efeito de borrasca, os efeitos da ascensão do nazismo sobre essa família. Otto e Fritz (rapaz que iria se casar com Freya) filiam-se ao Partido Nazista. Martin Breitner (James Stewart), amigo dos dois, não compartilha da mesma visão deles, não acha que a Alemanha deve ser salva, por isso é excluído do círculo de amizades. Professor Roth é hostilizado por seus alunos, todos filiados ao Partido Nazista, que se recusam ter aulas com um professor judeu. Só que antes estes mesmo alunos admiravam e adoravam o Professor Roth, participando inclusive da cena inicial de homenagem ao acadêmico, na universidade no dia do seu aniversário. Freya, que iria se casar com Fritz já não sabe mais se vai fazê-lo, pois estar apaixonada por Martin -, o homem que é desprezado por todos da cidade, pois não compartilha das ideias fascistas de agora, com quem nenhum alemão de ‘verdade’ pode travar relações. Exceto Freya, e, o Sr. e a Sra. Roth, que continuam com a amizade recíproca a Martin. E mais uns poucos não fascistas da cidade, pois são justamente judeus.
Mas os estadunidenses da produtora MGM não atacaram de vez o Nazismo, neste filme claramente de propaganda antinazista. Pois, ficam os produtores da MGM com receio de chamar judeus de judeus no roteiro e nos diálogos do filme, usando o eufemismo de ‘não arianos’. É aí que está o maior problema e defeito desta película: o filme não toma partido dos judeus, embora mostre os horrores que fizeram os Nazistas e o Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, a eles, ‘judeus’, com orgulho!
A grande maioria dos chefões de estúdio (MGM, então!) era de judeus, nos EUA. Imagina-se que eles seriam os maiores lutadores contra o antissemitismo e o nazismo, afinal de contas ninguém mais do que eles sabiam como era enfrentar todo esse preconceito. Mas não. Os produtores dos estúdios venderam armamento para a Alemanha; não defendiam suas origens, pois: tinham medo de perder mercado; se identificavam mais como americanos do que como judeus e, a política de colaboração com a Alemanha deixara marcas muito profundas. Por causa disso, Tempestades d´alma foi mutilado.”

“A TÍTULO DE CURIOSIDADE:

(“A Segunda Guerra Mundial tinha aquele poder citado no parágrafo anterior no fim do mesmo. Que na verdade já vinha de antes, do estouro da Guerra; toda vez, que Hollywood produzia um filme antinazista, os dois países entravam em acordo, para não interferir nos lançamentos dos filmes na Europa, Alemanha, e, na América do Norte, nos Estados Unidos, o que gerava no fim das contas: ou engavetamento das obras; não realização/fim das filmagens mal iniciadas ou dos filmes paralisados ainda em pré-produção; mutilação; ou perda criminosa dos negativos. Como se pode imaginar a Guerra afetou a distribuição dos filmes no mundo. Hitler cortou pela metade a receita de Hollywood na Alemanha. Hollywood e a MGM tentaram quebrar esse acordo/pacto em Tempestades d’Alma”, que foi, de fato, o primeiro filme antinazista significativo. Com as ressalvas já feitas na crítica, entretanto.”)”.



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