quarta-feira, 24 de maio de 2017

Frank Capra: 120 anos de um dos maiores do Cinema Mundial: o gênio idealista

Frank Capra: 120 anos de um dos maiores do Cinema Mundial: o gênio idealista:

(Resenhas por Rafael Vespasiano):



Horizonte Perdido: 1937
“Um filme que nos deixa encantados, devido à sua temática utópica, que nos faz desejar que fosse verdade, e é isso que faz de "Horizonte Perdido", um filme inesquecível, pois seu idealismo e sua utopia, são os mais profundos desejos de todo ser humano, que deseja uma sociedade boa, sem desavenças entre os homens, sem injustiças, enfim, uma sociedade ideal. Filme inesquecível de Frank Capra.




A Mulher Faz O Homem: 1939
“Um clássico de Hollywood, “A Mulher faz o Homem”, de 1939, de um dos maiores diretores do cinema americano, Frank Capra, com atuação espetacular e arrebatadora de James Stewart, que interpreta um político totalmente honesto e até mesmo ingênuo, provando que há políticos corretos e direitos nos E.U.A., no Brasil ou qualquer lugar do mundo, basta tem caráter e princípios éticos! (Utopia?) Um dos melhores filmes que eu já vi, que lida com um sentimento que todos nós queremos que os políticos do mundo todo tenham: HONESTIDADE!; o filme é idealista, mas baseado num ideal totalmente ético e moral, que devia servia de norte a qualquer pessoa. ”




A Felicidade não se compra: 1946
"A Felicidade não se Compra", de 1946, dirigido por Frank Capra, diga-se de passagem, este filme é o melhor desse diretor, em minha opinião, a sua obra-prima máxima, e ele produziu várias (vide: "Horizonte Perdido" e "A Mulher Faz o Homem", entre outros), a atuação do excelente James Stewart é uma das melhores do cinema mundial, o filme é perfeito, é idealista, humanitário, prega o amor ao próximo, a amizade, o companheirismo, a solidariedade, o amor e respeito à família, a prática de boas ações, etc., um filme eticamente e moralmente perfeito e belíssimo.”




Prelúdio de uma Guerra: 1942

"Prelúdio de uma Guerra", EUA, 1942, é o primeiro filme a ganhar o Oscar de melhor documentário em 1943. Trata-se de um filme-oficial do governo dos EUA, dirigido por Capra, com o intuito de ser exibido para os soldados americanos, que iriam para o front de batalha, forma de encorajamento e de explicar o porquê da entrada do país na Segunda Guerra Mundial. Só depois o filme foi liberado para ser exibido ao grande público. Faz parte de uma série de filmes sobre a Segunda Grande Guerra feitos durante a mesma. O filme mostra os antecedentes que motivaram a Guerra, suas causas e consequências. O filme defende que os EUA entraram na Guerra junto com os Aliados e contra o Eixo, por causa e pela defesa da Liberdade, tão prezada por eles, coisa que eles pregam até hoje, mas não demonstram em atitudes, vide as várias guerras que inventaram e lideraram. O filme, portanto, é uma visão totalmente americanizada da Guerra. Bom documentário, mas pelo seu teor histórico. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário