quinta-feira, 2 de março de 2017

(Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch), EUA, 1969, SAM PECKINPAH): (“A DES-CONSTRUÇÃO DO WESTERN POR PECKINPAH”)

(Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch), EUA, 1969, SAM PECKINPAH):

(“A DES-CONSTRUÇÃO DO WESTERN POR PECKINPAH”):

(RESENHA POR RAFAEL VESPASIANO).



“Quando Peckinpah dirigiu magistralmente e realizou a obra prima Meu ódio será sua herança, no final da década de 1960, início dos anos 1970, o gênero fílmico faroeste estava em declínio, até mesmo nas terras estadunidenses, o país (Estados Unidos da América), onde o gênero western é típico e originário por natureza.
Por mais que películas como Era Uma Vez no Oeste (1968), Bravura Indômita (1969) ou O Pequeno Grande Homem de 1970, fossem realistas, violentas e cruas, com conflitos de má consciência e finais sem redenção, recheadas de anti-heróis, estava evidente que o western já não era assunto e gênero cinematográfico para as plateias da época.
Meu Ódio Será Sua Herança, magnífico filme de Sam Peckinpah, foi uma espécie de inovadora ode ao crepúsculo do gênero, que ainda conheceria uma década, 1970, de episódicos filmes de faroeste com a marca da decadência do cowboy clássico, ou seja, um cowboy anti-herói e cruel, até, por exemplo são os filmes: Mais Forte que a Vingança; Pat Garrett & Billy the Kid).
E ainda se tem os anos 80 do século XX, onde os finais inglórios do declínio dando lugar à letargia histórica de um gênero que não se deixava morrer e procurava se reinventar. Parte disto, ou seja, esta travessia está no simbolismo entre a decadência e a des-construção do faroeste iniciada por Peckinpah, em 1969, Meu Ódio Será Sua Herança.



Peckinpah aposta em uma concepção de violência física, mental, visual e cinematográfica belíssima e complexa, amplificada em qualidade pelo brilhante roteiro do próprio Sam Peckinpah auxiliado por Walon Green e Roy N. Sickner. Ao mesmo tempo é um faroeste violento fisicamente e de dramas de consciência, numa dualidade parabática, mal compreendida à época. Um clássico de Peckinpah.!”.




LINK-BASE: último acesso às 11h40, de 02 de março de 2017.



POR: Luiz Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário