domingo, 9 de outubro de 2016

(“DESCRIÇÃO DA ILHA DE ITAPARICA”, 1769, EUSTÁQUIDOS, 1769, MANUEL DE SANTA MARIA ITAPARICA): (“BARROCO VERSUS NEOCLASSICISMO=NATIVISMO”)

(“DESCRIÇÃO DA ILHA DE ITAPARICA”, 1769, EUSTÁQUIDOS, 1769, MANUEL DE SANTA MARIA ITAPARICA):

(“BARROCO VERSUS NEOCLASSICISMO=NATIVISMO”):

(CRÍTICA POR RAFAEL VESPASIANO):


““Descrição da Ilha de Itaparica” é um poema, de 1769, escrito por Manuel de Santa Maria Itaparica, constante do livro Eustáquidos, obra, no geral de caráter tragicômico e epopeia sacra, também de 1769. Poema em strictu sensu cronologicamente, barroco, porém de transição ao nativismo de O Uraguai e Caramuru, respectivamente, de Basílio da Gama e de Santa Rita Durão -, (ambos, do final do século XVIII -, os dois são do Neoclassicismo propriamente dito, contudo, ambos, já transitando para um pré-romantismo, e, de qualidade estética superior. Realizando epopeias nativistas, que tendem já ao Nacionalismo ufanista do Romantismo Brasileiro, com temática indianista e de exaltação das belezas naturais e feitos heroicos do povo ancestral brasileiro) -, Itaparica, voltemos a ele e a seu poema, tematicamente neoclássico:

III
Musa que no florido de meus anos
Teu furor tantas vezes me inspiraste
E na idade em que vêm os desenganos
Também sempre fiel me acompanhaste
Tu, que influxos repartes soberanos
Desse monte Hélicon, que já pisaste,
Agora me concede o que te peço,
Para seguir seguro o que começo.

Neste canto III, transita ente o barroco e o neoclássico, versos 1-3; vai ao neoclássico no verso 6; e pede, inspiração à Musa, característica essencialmente clássica e não barroca.
O livro de Manuel de Santa Maria Itaparica é, no geral, barroco, mas o poema “Descrição da Ilha de Itaparica” é uma poesia à parte de toda a obra de Itaparica. Destacável, facilmente, de Eustáquidos, se realiza como um poema heroico em sessenta e cinco cantos, de oitavas, esquema de rimas alternadas ABABABCC, com final de rimas emparelhadas; com versos decassílabos.
Que contrário às inovações futuras de Gama e Santa Rita Durão, é, de certa forma, nativista. “Descrição da Ilha de Itaparica”, longe dos pré-românticos O Uraguai e Caramuru, como já afirmado e, mais distante ainda dos melhores exemplos de poesia nativista e romance nacionalista do Romantismo Brasileiro do século XIX -, possui um tom cristão e pagão, ainda devedor do Barroco, em crise de dualidade dicotômica entre cristianismo Medieval e Paganismo da Antiguidade Clássica; um poema repleto de descrições detalhadas, antipoéticas, como o próprio título da obra sugere, com raros momentos de lirismo. Porém, estilisticamente muito melhor que o mero descrever de vários poemas parnasianos futuros dos poetas brasileiros do fim do século XIX:


LI

Os limões doces muito apetecidos
Estão Virgíneas tetas imitando,
E quando se vêem crespos e crescidos,
Vão as mãos curiosas incitando:
Em árvores copadas, que estendidos
Os galhos têm, e as ramas arrastando,
Se produzem as cidras amarelas,
Sendo tão presumidas como belas.


LII

A laranjeira tem no fruto louro
A imitação dos pomos de Atalanta,
E pela cor, que em si conserva de ouro,
 Por isso estimação merece tanta:
Abre a romã da casca o seu tesouro,
Que do rubi a cor flamante espanta,
E quanto mais os bagos vai fendendo,
Tanto vai mais formosa parecendo.


LIII

Os melões excelentes e olorosos
Fazem dos próprios ramos galaria.
Também estende os seus muito viçosos
A pevidosa e doce melancia:
Os figos de cor roxa graciosos
Poucos se logram, salvo se à porfia
Se defendem de que com os biquinhos
Os vão picando os leves passarinhos.

LIV

No ananás se vê como formada
Uma coroa de espinhos graciosa,
A superfície tendo matizada
Da cor, que Citeréia deu à rosa:
E sustentando a c'roa levantada
Junto co'a vestidura decorosa,
 Está mostrando tanta gravidade,
Que as frutas lhe tributam Majestade.

O tema da caçada à baleia descrito do canto XVI ao XL, além de ser uma perda de tempo poética, hoje é totalmente politicamente incorreta, se existe isso em Literatura?!...; mas, se o Japão continua no século XXI, em uma caça predatória tão animalesca, o texto tem sua atualidade justamente aí...:



XVII

Monstro do mar, Gigante do profundo,
Uma torre nas ondas soçobrada,
Que parece em todo o âmbito rotundo
Jamais besta tão grande foi criada:
Os mares despedaça furibundo
Coa barbatana às vezes levantada,
Cujos membros tetérrimos e broncos
Fazem a Tétis dar gemidos roncos.

XVIII

Baleia vulgarmente lhe chamamos,
Que como só a esta Ilha se sujeita,
Por isso de direito a não deixamos,
Por ser em tudo a descrição perfeita;
E para que bem claro percebamos
O como a pescaria dela é feita,
Quero dar com estudo não ocioso
Esta breve notícia ao curioso.

O poema possui tons bucólicos, mitológicos, como se vê nos cantos: VII; VIII; IX, quanto aos temas do bucolismo conferir cantos: XLV; XLVI; XLVII; XLVIII; XLIX; LIII; LVI-LIX.
Pode se fazer um gancho com o romance Moby Dick de Melville, porém o livro do escritor inglês é superior literariamente, mas muito mais preconceituoso contra as baleias... Itaparica descreve muito as frutas e legumes e árvores, mas ‘esquece’ de falar sobre a fauna da ilha, um ponto negativo para sua obra já falha. Talvez o poeta pressinta sua mediocridade literária nos cantos de despedida LXIV e LXV:”

LXIV


Também outra se vê, que é dedicada
À Senhora da penha milagrosa,
A qual airosamente situada
Está numa planície especiosa.
Uma também de São José chamada
Há nesta Ilha, por certo gloriosa,
Junta com outra de João, que sendo
Duas, se vai de todo engrandecendo.


LXV


Até aqui, Musa; não me é permitido
Que passe mais avante a veloz pena,
A minha Pátria tenho definido
Com esta descrição breve e pequena;
E se o tê-la tão pouco engrandecido
Não me louva, mas antes me condena,
Não usei termos de Poeta esperto,

Fui historiador em tudo certo. “”

2 comentários:

  1. Esse poema, na parte que fala das baleias, pode e deve ser utilizado como material de conscientização ecológica em aulas de literatura trançada com sustentabilidade no Novo ensino Médio.

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